sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Vamos lá, você tem os comandos", diz copiloto do voo 447

Relatório preliminar sobre as caixas-pretas revelam que a queda do avião durou 3 minutos e meio. Veja cronologia do acidente

iG São Paulo | 27/05/2011 09:30 - Atualizada às 16:59


O Escritório de Investigações e Análises (BEA), órgão responsável pelas investigações do acidente com o Airbus da Air France, divulgou nesta sexta-feira (27) um relatório preliminar do voo 447 que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris e caiu no Oceano Atlântico, matando todas as 228 pessoas a bordo. O relatório divulgou a sequência cronológica dos fatos que levaram ao acidente, incluindo os diálogos entre os copilotos e o comandante de bordo.
Com falhas no registro das informações da aeronave, o comandante afirmou que já não possuia "nenhuma indicação que fosse válida". Cerca de quinze segundos após a fala do comandante, ações simultâneas dos dois pilotos nos mini-manches são registradas. "Vamos lá, você tem os comandos", diz o copiloto.

Confira os acontecimentos segundo informações oficiais, passo a passo. Os horários são do meridiano de Greenwich (três horas à frente do horário de Brasília).
Domingo, dia 31 de maio

22h - O Airbus A330-203, operado pela Air France, programado para efetuar o voo AF447 entre o Rio de Janeiro/Galeão e Paris/Charles de Gaulle. Doze tripulantes e 216 passageiros estão a bordo.

22h10 - A tripulação tem permissão para ligar os motores e deixar o pátio.

22h29 - Processo de decolagem. Nesse momento, a aeronave representa um peso registrado de 232,8 toneladas, incluindo 70,4 toneladas de combustível.


Foto: Arte iG
Mapa mostra os últimos seis minutos do voo 447 da Air France
1h35min15s - (Ponto 1 da imagem) A tripulação informa ao controlador Atlântico sua posição. Um teste é realizado com sucesso.

1h35min46s - O controlador pediu para a tripulação manter FL350 (flight level a 35 mil pés) e informar sua estimativa para o ponto TASIL (pontos fixos da rota, onde há contato com controladores de voo).

1h55 - O comandante de bordo desperta e o segundo copiloto diz: "[...] vá tomar o meu lugar".

Ente 1h59min32s e 2h01min46s - (Ponto 2 da imagem) O comandante de bordo assiste ao briefing (procedimento padrão para discussão da rota) entre os dois copilotos. Um dos copilotos diz principalmente que "o pouco de turbulência que você acabou de ver [...] devemos encontrar outras mais à frente [...] estamos na camada, infelizmente não podemos subir muito mais agora porque a temperatura está diminuindo menos rapidamente do que o esperado" e que "o logon com Dakar falhou". O comandante de bordo deixa a cabine. O piloto automático 2 e auto-impulsão são ativados.
A aeronave se aproxima do ponto ORARO (outro ponto fixo da rota). Ela voa em nível de voo 350 (35 mil pés) e à velocidade Mach de 0,82 (82% - porcentagem da velocidade do som); a altitude longitudinal é de cerca de 2,5 graus. O peso e o centro de gravidade do avião são de cerca de 205 toneladas e 29%.

2h06min04s – O copiloto chama os tripulantes e afirma que "em dois minutos devemos atacar uma área mais agitada do que agora e devemos tomar cuidado lá" e acrescenta "eu lhe ligo logo que sairmos de lá".

2h08min07s - (Ponto 3 da imagem) O comandante de bordo propõe "você pode, possivelmente, levar um pouco para a esquerda". A aeronave começa uma ligeira virada para a esquerda; o desvio à rota é de 12 graus. As turbulências aumentam e a tripulação decide reduzir a porcetagem da velocidade do som para 80% (0,8).

A partir das 2h10min05s - (Ponto 4 da imagem) O piloto automático e em seguida a auto-implusão são desativados e o copiloto anuncia "eu tenho os comandos". A aeronave faz curva para a direita e o copiloto exerce uma ação à esquerda e de elevação do nariz. O alarme de perda dispara duas vezes. Os parâmetros registrados mostram uma queda brutal de cerca de 275 nós para 60 nós da velocidade mostrada do lado esquerdo e poucos momentos depois a velocidade mostrada no instrumento de resgate (ISIS).
Nota 1: Apenas as velocidades mostradas no lado esquerdo e no ISIS foram registradas no registrador de parâmetros; a velocidade mostrada no lado direito não foi registrada.

Nota 2: O piloto automático e a auto-impulsão permaneceram desligados até o final do voo.



Foto: AP Ampliar
Uma das duas caixas-pretas do Airbus da Air France (foto divulgada no dia 03/05)
2h10min16s - O comandante de bordo diz: "perdemos as velocidades" e em seguida "alternate law {...]".

Nota 1: A incidência é o ângulo entre o vento relativo e o eixo longitudinal da aeronave. Esta informação não foi apresentada aos pilotos.

Nota 2: Em regras "alternative" ou "directe", as proteções em incidência não estão mais disponíveis, mas um alarme de perda (stall warning) é ativado quando o maior dos valores de incidência válidos excede um determinado limite.

A altitude da aeronave aumenta gradualmente para acima de 10 graus e leva a uma trajetória ascendente. O comandante de bordo exerce ações de pique (o ato de empurrar o manche para frente) e alternadamente da direita para a esquerda (isso revelaria quão forte eram as rajadas de vento que o Airbus recebia durante a turbulência). A velocidade vertical, que tinha atingido 7 mil pés por minuto, diminuiu para 700 e a rolagem varia entre 12 graus à direita e 10 graus à esquerda.
A velocidade mostrada à esquerda aumentou brutalmente para 215 nós. A aeronave se encontra então a uma altitude de cerca de 37.500 pés e a incidência registrada é de cerca de 4 graus.

A partir das 2h10min50s -
O copiloto tentou por várias vezes chamar o comandante de bordo.

2h10min51s - (Ponto 5 da imagem) O alarme de perda soa novamente. Os manches de controle de impulso são colocados na posição TO/GA (posição de força máxima - para frente) e o comandante mantém sua ordem de elevar o nariz. A incidência registrada, de cerca de 6 graus no disparo do alarme de perda, continua a aumentar.

O estabilizador horizontal regulável (PHR) passa de 3 para 13 graus de levantar o nariz em 1 minuto aproximadamente; ele permanecerá nesta última posição até o fim do voo. Após 15 segundos, a velocidade mostrada no ISIS aumenta abruptamente para 185 nós; ela é consistente com a outra velocidade registrada. O copiloto continua a dar ordens de elevar o nariz. A altitude da aeronave atinge o seu máximo de cerca de 38 mil pés, sua altitude e sua incidência são de 16 graus.

Nota: A iconsistência entre as velocidades indicadas no lado esquerdo e na ISIS durou pouco menos de um minuto.
2h11min40 - (Ponto 6 da imagem) O comandante de bordo retorna à cabine. Em poucos segundos, todas as velocidades registradas se tornam inválidas e o alarme de perda para.

Nota: Quando as velocidades medidas são inferiores a 60 nós, os valores medidos das incidências são considerados inválidos e não são considerados pelos sistemas. Quando são inferiores a 30 nós, os valores de velocidade por si só são considerados inválidos.


A altitude está, então, em cerca de 35 mil pés, a incidência ultrapassa 40 graus e a velocidade vertical é de aproximadamente -10 mil pés por minuto. A atitude da aeronave não excede 15 graus e os N1 dos motores estão perto de 100% (em força total). A aeronave sofre oscilações de rolagem (curvas) que atingem por vezes 40 graus. O copiloto exerce uma ação no manche no limite para a esquerda e de levantar o nariz, que dura cerca de 30 segundos.

2h12min02s - O copiloto diz: "eu não tenho mais nenhuma indicação" e o comandante responde: "não temos nenhuma indicação que seja válida".
Neste ponto, os manches de comando de impulsão estão na posição IDLE (neutro, sem nenhuma ação), os N1 dos motores estão em 55% (quantia padrão em resposta ao manche em posição IDLE). Quinze segundos depois, o copiloto faz novamente ações de pique. Nos instantes que se seguem, houve uma diminuição da incidência, as velocidades tornam-se novamente válidas e o alarme de perda é reativado.

2h13min32s - "Vamos chegar ao nível cem [de 10 mil pés de altitude]", diz o copiloto. Cerca de quinze segundos depois, ações simultâneas dos dois pilotos nos mini-manches são registradas. "Vamos lá, você tem os comandos", diz o copiloto.

2h14min28s - Não há mais registros do voo. Os últimos valores registrados são velocidade vertical de -10.912 pés/min (nível de queda), velocidade de solo de 107 nós (197,95 quilômetros por hora), altitude de 16,2 graus de elevação do nariz (bico da aeronave inclinado para cima), rolagem (curva) de 5,3 graus à esquerda e um rumo magnético de 270 graus (direção da aeronave apontava para oeste. Pela rota original, Paris fica a leste).
Últimas notícias do Último Segundo

Queda do voo 447 durou 3 minutos e meio, dizem investigadores franceses (Postado por Erick Oliveira)

O órgão francês responsável pela investigação do acidente com o voo 447 da Air France divulgou nesta sexta-feira (27) um relatório preliminar que descreve o que já se sabe sobre a queda do avião no Oceano Atlântico, que matou 228 pessoas em 2009.
A análise dos dados das caixas-pretas recuperadas, segundo o BEA (Escritório de Investigações e Análise), mostra que os pilotos viram dois registros simultâneos de velocidades diferentes no painel de controle durante "menos de um minuto" e que um dos registros mostrava uma redução brutal da velocidade.
Isso impediu que a tripulação soubesse a velocidade real do aparelho.
A queda do avião no Oceano Atlântico, em alta velocidade, durou cerca de três minutos e meio, de acordo com os dados retirados das caixas-pretas recém-recuperadas do mar. O Airbus caiu com o bico para cima.
O acidente, ocorrido em 31 de maio de 2009, começou com um pequeno alerta duas horas e meia após o início da viagem e pouco depois de o capitão ter deixado brevemente a cabine para descansar.
O relatório transcreve diálogos da tripulação na cabine e conclui que "a composição da tripulação estava em conformidade" com as regras.
Antes da queda, os pilotos enfrentaram dificuldades por mais de quatro minutos, segundo o relatório.
Um dos pilotos advertiu a tripulação que o avião entraria em uma zona de fortes turbulências.
"Em dois minutos devemos atacar uma área mais agitada do que agora e devemos tomar cuidado lá", disse.
O Airbus A330 subiu para cerca de 11.600 metros de altitude e começou logo depois uma rápida descida de três minutos e meio, girando de esquerda para direita, até tocar o mar.
O mais jovem dos três pilotos entregou o controle ao segundo piloto mais experiente um minuto antes do acidente e um minuto e meio após a retirada do piloto automático, sempre segundo o BEA.
O capitão, de 58 anos, voltou à cabine pouco mais de um minuto após o início da emergência, depois de "várias tentativas" de ser chamado.
Quando ele chegou ao cockpit, a  aeronave caía a uma velocidade de 10 mil pés por minuto, com o nariz elevado em 15 graus e em um ângulo inclinado demais em relação à corrente de ar para permitir uma nova subida.
O capitão não estava no comando na hora da queda, sempre segundo o relatório do BEA.
'Informações fragmentadas'
O relatório preliminar não entrou em detalhes sobre o que teria provocado a diferença nos registros da velocidade nem sobre como isso teria influenciado no acidente do voo entre Rio de Janeiro e Paris. Ele também não aponta responsabilidades.
A divulgação deste relatório parcial, segundo o escritório francês, ocorreu por causa do que o órgão chamou de "rotina de liberação de informações fragmentadas e muitas vezes aproximadas", pela imprensa europeia nos últimos dias, dos resultados da investigação das caixas-pretas, iniciada em 14 de maio.
A nota, segundo o BEA, descreveu "de maneira factual" os acontecimentos que levaram ao acidente, mas não apresentou análises.
Isso só será feito, de acordo com as autoridades francesas, no relatório de etapa, que será publicado em final de junho, conforme anunciou Thierry Mariani, secretário de Transportes da França.
"Até o momento, estas são apenas observações, não uma compreensão do evento", disse nesta sexta-feira o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec.
Até agora, o único fato estabelecido sobre o que poderia ter causado o acidente é uma falha no funcionamento das sondas Pitot, que servem para medir a velocidade da aeronave.
Mas isso, segundo o BEA, não basta para determinar o que causou o acidente.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Piloto do voo AF 447 não estava na cabine quando avião começou a apresentar problemas, diz revista

Piloto do voo AF 447 não estava na cabine quando avião começou a apresentar problemas, diz revista

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A gravação da caixa-preta recuperada do voo AF 447 da Air France que caiu no Oceano Atlântico, em 2009, revela que o piloto Marc Dubois não estava na cabine quando o momento mais crítico do voo começou, de acordo com a revista alemã “Der Spiegel”.
Em apenas quatro minutos, o destino do voo AF 447 foi selado. Este foi o tempo gasto do momento em que o primeiro aviso de emergência apareceu no painel do Airbus A330 até a queda no mar, entre o Brasil e a África, matando todas as 228 pessoas a bordo.

Franceses divulgam novas imagens de caixa-preta do voo AF 447

Foto 17 de 20 - 12.mai.2011 - Uma das caixas-pretas do voo 447 da Air France é apresentada à imprensa durante entrevista coletiva em Paris Mais Charles Platiau/Reuters
Desde a semana passada funcionários do Escritório de Investigação de Acidentes Aéreos da França (BEA, na sigla em francês) estão analisando o conteúdo das gravações da cabine do Airbus recuperadas da caixa-preta do avião. As análises feitas até agora sugerem que o acidente foi causado por uma combinação de erros técnicos e humanos.
Fontes ligadas à investigação revelaram que o piloto Marc Dubois, de 58 anos, não estava na cabine do avião no momento em que o problema começou. No entanto, o piloto correu para seu lugar assim que percebeu que algo estava errado. “Ele instruiu os dois co-pilotos para salvar a aeronave”, disse uma fonte ao “Spiegel”.
Apesar de a ausência momentânea do piloto indicar que um erro humano pode ter causado o acidente, dados da caixa-preta indicam que o avião se comportava de maneira estranha. Até agora, acredita-se que os pilotos levaram o Airbus para uma região de tempestades. A baixa temperatura acabou por congelar os sensores de velocidade.

Sondas de velocidade podem ter congelado


No entanto, segundo a análise da caixa-preta, os pilotos tentaram achar o caminho mais seguro. A Zona de Convergência Intertropical é um local traiçoeiro, com cristais de gelo difíceis de serem detectados em radares climáticos. A quebra de sensores de velocidade dificultou o trabalho dos pilotos que precisam, neste momento do voo, manter o avião em uma velocidade precisa.
Há a possibilidade, de os pilotos terem agido de maneira incorreta com a quebra dos sensores de velocidade. Mas isto não isenta a fabricante do avião de responsabilidade.

Veja mais

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dois controladores de voo que ainda respondiam pelo acidente da Gol foram julgados ontem. Jomarcelo foi absolvido e Lucivando tem pena alternativa

Sentença: absolvição e prestação de serviço

Diário de Cuiabá - ‎há 2 horas‎
Dois controladores de voo que ainda respondiam pelo acidente da Gol foram julgados ontem. Jomarcelo foi absolvido e Lucivando tem pena alternativa O juiz federal da Vara Única de Sinop, Murilo Mendes, proferiu ontem outra sentença no processo sobre o ...

Obama declara apoio a um Estado palestino soberano

O POVO Online - ‎há 21 minutos‎
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou ontem o apoio norte-americano à formação de um Estado palestino nas fronteiras de antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel invadiu a Cisjordânia ea Faixa de Gaza, ...

Morte reacende debate sobre PM na USP

Destak Jornal - ‎há 4 horas‎
O assassinato do estudante de ciências atuariais Felipe Ramos de Paiva, com um tiro na cabeça, no campus da USP no Butantã, reacendeu a discussão a respeito da segurança no local e da necessidade de maior presença da Polícia Militar para coibir crimes ...


Terremoto de magnitude 5,9 atinge noroeste da Turquia

Último Segundo - iG - ‎há 6 horas‎
Um terremoto de magnitude 5,9 na escala aberta de Richter atingiu o noroeste da Turquia, na noite desta quinta-feira, deixando ao menos dois mortos. O epicentro do tremor foi situado em Simav, uma localidade na província de Kutahya. ...

Avião cai na Argentina e 22 pessoas morrem

Diário do Nordeste - ‎há 2 horas‎
Buenos Aires Membros da Defesa Civil, policiais e bombeiros da Argentina iniciaram, ontem, o resgate dos corpos das 22 vítimas da queda de um avião comercial em uma região afastada da Patagônia, ocorrida na noite de quarta-feira. ...
Acidente aéreo mata 22 na Argentina Diário de Pernambuco (Assinatura)

Após terremoto, Japão sofre recessão

Economia - iG - ‎há 11 horas‎
O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão sofreu contração de 3,7% no primeiro trimestre deste ano, em taxa anualizada, devido aos efeitos econômicos do grande terremoto e tsunami de 11 de março, informou nesta quarta-feira o Governo do país. ...

Tráfico de influência PPS pede investigação sobre negócios de Palocci

Jornal do Estado - ‎há 2 horas‎
O PPS ingressou ontemcom nova representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo que o órgão acione a Polícia Federal eo Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) para rastrear negócios suspeitos da empresa de consultoria do ministro da ...

Justiça adia decisão sobre promotora suspeita de corrupção no DF

R7 - ‎há 8 horas‎
A Corte Especial do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região adiou a decisão sobre a abertura de processo criminal contra a promotora Deborah Guerner eo ex-chefe do Ministério Público do Distrito Federal, Leonardo Bandarra, suspeitos de ...

Strauss-Kahn paga fiança e é libertado

Destak Jornal - ‎há 4 horas‎
O ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, deixou a prisão ontem nos EUA. Strauss-Kahn terá de pagar fiança de US$ 1 milhão, além de depositar um seguro de US$ 5 milhões. Também ficará em prisão domiciliar em ...

Os pesos e as medidas

DCI - ‎há 2 horas‎
Hoje, Murilo Ferreira assume o - comando da segunda maior mineradora do País. Roger Agnelli, que permaneceu 10 anos na presidência da Vale, teve seu último dia à frente da companhia, depois de uma queda-de-braço com o governo que começou ainda no ...

Toshiba adquire Landis+Gyr

IT Web - ‎há 15 horas‎
A Toshiba anunciou a aquisição da Landis+Gyr nesta quinta-feira (19/05) avaliada em US$ 2,3 bilhões. O objetivo da empresa seria começar a atuar no mercado de redes de energia inteligentes, reportou a agência Reuters. Atualmente, as companhias estão ...

Bovespa não sustenta ganhos e cai 0,75%

Economia - iG - ‎há 8 horas‎
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em alta, na tentativa de se afastar dos 62 mil pontos e de uma nova pontuação mínima no ano, mas não conseguiu sustentar os ganhos. Por volta das 17 horas, o Ibovespa, principal índice da Bolsa, ...

Detector de partículas esquadrinha segredos do universo

AFP - ‎há 6 horas‎
WASHINGTON — O espectrômetro magnético Alpha 2 (AMS), um detector de partículas destinado a esquadrinhar os enigmas da formação do universo, foi acoplado com sucesso, esta quinta-feira, à Estação Espacial Internacional (ISS), e começou imediatamente ...

Declaração da Sony e Rockstar

Eurogamer.pt - ‎há 7 horas‎
A Sony ea Rockstar estão a trabalhar em conjunto para resolverem os problemas que surgiram recentemente envolvendo o Firmware 3.61 eo jogo LA Noire. A declaração foi feita no blogue oficial PlayStation na qual a Sony declara que ambas as companhias ...

Sony começa a restaurar rede do PlayStation depois de invasão

Reuters Brasil - ‎16/05/2011‎
TÓQUIO (Reuters) - A Sony anunciou no domingo que começou a restaurar seu serviço online de jogos PlayStation Network, quase um mês depois que uma imensa violação na segurança da rede forçou a companhia a desativá-la. Usuários e especialistas em ...

Almodóvar muda de pele em Cannes

Pipoca Moderna - ‎há 13 minutos‎
CANNES Não é preciso ser um cinéfilo experimentado para reconhecer um filme de Pedro Almodóvar só de olhar para ele. O espanhol é, afinal, um dos poucos cineastas em atividade a ter desenvolvido com sucesso uma linguagem própria – seja por sua ...
Pedro Almodóvar abraça o terror Jornal do Brasil (Assinatura)

Arnold Schwarzenegger adia planos de retomar carreira de ator

Ego - ‎há 5 horas‎
'Ele está focando em assuntos pessoais e não quer se comprometer com agendas e prazos de produção', disse seu porta-voz por meio de uma nota oficial. Arnold Schwarzenegger resolveu adiar os planos de retomar sua carreira de ator para tratar de assuntos ...

Ator do filme Grease sofre overdose e está em coma

Pipoca Moderna - ‎há 7 horas‎
O ator Jeff Conaway, que viveu Kenickie, o melhor amigo de John Travolta no filme “Grease – Nos Tempos da Brilhantina” (1978), e participou das séries “Taxi” (1978-1982) e “Babylon 5″ (1994-1998), está em coma. Segundo o site Radar, ...

Flamengo começa a se mexer para ficar com Thiago Neves em definitivo

Aqui Acontece - ‎há 2 horas‎
Logo que retornou ao Brasil para jogar no Flamengo, o meia Thiago Neves sinalizou, sem esconder de ninguém, que seu objetivo maior nessa volta, era ser convocado para a Seleção. Nessa quinta-feira, após a convocação de Mano Menezes, na qual está o nome ...

Santos deve pedir à CBF adiamento das apresentações de Neymar e Elano

Terceiro Tempo - ‎há 4 horas‎
A diretoria do Santos deve pedir à CBF para que Neymar e Elano se apresentem à seleção brasileira após a data firmada inicialmente, o primeiro dia de junho. O Peixe tem confronto decisivo pela semifinal da Libertadores neste dia, contra Cerro ...

TJD-SP suspende Felipão por seis partidas e mais uma multa

Aqui Acontece - ‎há 2 horas‎
O TJD-SP puniu exemplarmente três palmeirenses, em sessão que aconteceu na noite desta quinta-feira. O primeiro deles foi o goleiro Deola, que logo após a eliminação do Campeonato Paulista pelo Corinthians, colocou uma mensagem em seu Twitter, ...

Justiça permite que médicos cobrem adicional de clientes de planos ...

Pernambuco.com - ‎há 7 horas‎
A 4ª Vara Federal, em Brasília, suspendeu hoje (19) a decisão da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça que proibia os médicos de fazer cobranças adicionais por consultas a clientes de planos de saúde. ...

Vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira em Rio Preto

Bom Dia Sorocaba - ‎há 8 horas‎
Termina nesta sexta-feira (20) a campanha de vacinação contra gripe. Em Rio Preto, as 25 unidades de saúde do município vão estar abertas durante todo o dia, sete delas inclusive com horário estendido até as 20 horas. O objetivo é atender a população ...

ONGs promovem ações educativas para a importância do diagnóstico ...

Correio do Estado - ‎há 6 horas‎
Com objetivo de alertar a população sobre a necessidade de fazer exames para saber se tem hepatite C, organizações não governamentais (ONG) estão promovendo em todo estado de São Paulo, esta semana, ações que conscientizem as pessoas sobre o perigo da ...

Na mata, indícios da presença de bandidos pouco antes da chegada ...

O Dia Online - ‎há 1 hora‎
Rio - A galeria pluvial de uma fábrica de tecidos desativada era usada como esconderijo e rota de fuga por traficantes da Mangueira. A passagem subterrânea, de mais de 200 metros de comprimento, foi descoberta ontem durante incursão da Polícia Militar ...

Paraplégico anda após receber implante

Último Segundo - iG - ‎há 5 horas‎
AP | 19/05/2011 21:09 Após Rob Summers ficar paraplégico por conta de uma acidente de carro em 2006, seus médicos lhe disseram que jamais andariam de novo. Eles estavam errados. Em 2009, o americano de 25 anos se submeteu à implantação de um ...

Brasil e Argentina dão trégua para produtos

Diário do Nordeste - ‎há 2 horas‎
Brasília Os governos do Brasil e da Argentina decidiram liberar alguns produtos que estão parados nas fronteiras dos dois países por conta de medidas tomadas pelos dois lados para dificultar a importação de bens. Como um gesto amistoso para a reunião ...
Edição Brasil padrão  |  Edição Brasil personalizada