terça-feira, 24 de julho de 2007

Aeronáutica e Infraero afirmam que é cedo para conclusões sobre as causas do acidente

* A análise preliminar da caixa preta do Airbus da TAM indica que os pilotos não tentaram abortar o pouso em Congonhas e decolar de novo (arremeter), informaram deputados da CPI do Apagão Aéreo que acompanharam nos EUA a decodificação do equipamento.

"Não há ainda elementos suficientes para dizer se houve falha mecânica ou falha humana.

A hipótese de a pista ser um fator contribuinte para o acidente continua em análise", disse o deputado Marco Maia (PT-RS).

De acordo com a Aeronáutica e a Infraero, os dados não são oficiais e é cedo para conclusões sobre as causas do acidente.

Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)


* Pelo menos seis pilotos de aviões que pousaram no Aeroporto de Congonhas na segunda-feira, 16, e na terça, 17, dia da tragédia com o Airbus da TAM, reclamaram à torre de controle sobre a pista.

Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás- 23/07/2007)


* O manual de operação do Airbus-A320, modelo da TAM que foi protagonista da maior tragédia da aviação brasileira, é "incompleto", "ambíguo" e "menos compreensível do que precisaria ser" para os pilotos no item que trata do sistema de frenagem - fato que pode contribuir para acidentes aéreos.

A avaliação é do especialista britânico Peter B. Ladkin, professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Bielefeld, na Alemanha, e que estuda, há 14 anos, acidentes específicos do Airbus-A320.

Em seus trabalhos, Ladkin identificou três aviões do mesmo modelo (além do da TAM) que já tiveram acidentes por dificuldades do sistema de freios.

(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás- 23/07/2007)


* A professora Carmem Caballero, 39, assistiu firme às cenas ao vivo do acidente da TAM, na terça-feira, Tinha esperança de que a mãe, Maria Elizabete Silva Caballero, 65, e duas filhas, Júlia, 14, e Maria Izabel, a Mimi, 10, não estivessem ali.

Quando ouviu a confirmação do mesmo número do vôo em que estava parte de sua família, desabou. (...)

Nesta entrevista à Folha, Carmem conta que lerá um livro muito especial para as filhas, que pensou em se mudar do Brasil por causa dos governantes e que está sofrendo pelo amor materno em duas situações diferentes.

Fala também do pior momento do dia em sua nova rotina e lembra da última vez em que falou com as filhas.

(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás - 23/07/2007)

Nenhum comentário: