sábado, 4 de agosto de 2007

Airbus da tragédia fez 27 vôos com reversor travado

* Um documento enviado pela Airbus a todos os clientes, gerado a partir dos dados das caixas-pretas do jato da TAM que caiu em Congonhas, confirma que um dos manetes de potência do A320 ficou em posição de aceleração no pouso.

Mas a fabricante sustenta que não houve falhas na aeronave, sugerindo que a culpa foi mesmo do piloto.

(Jornal do Brasil - Sinopse Radiobrás)


* Airbus da tragédia fez 27 vôos com reversor travado

O Airbus A-320 da TAM que explodiu dia 17 de julho em São Paulo fez pelo menos 27 pousos em 14 aeroportos com um reversor travado, antes de não conseguir frear na pista de Congonhas.

Os registros das inspeções de rotina no Airbus, enviados à CPI do Apagão Aéreo, mostram que cinco desses pousos foram no aeroporto paulista.

O A-320 pousou duas vezes em Congonhas no dia da tragédia, uma delas também com pista molhada.

(O Globo - Sinopse Radiobrás)


* Software do Airbus da TAM sob suspeita

Falha em software (programa) do computador de bordo do Airbus A-320 da TAM pode ter sido decisiva para a tragédia que matou 199 pessoas, no maior acidente da aviação civil brasileira.

Investigadores que estudam as causas do desastre afirmaram ao Correio que, além de ignorar o comando de freios, o programa teria registrado que um dos manetes (alavancas de aceleração) não estava na posição idle (marcha lenta).

Com isso, o computador não percebeu que o avião estava pousando e, ao invés de acionar o sistema de frenagem, ganhou velocidade.

Um especialista britânico em A-320, que concordou em falar ao Correio sob a condição de anonimato, reforça a suspeita de que os pilotos foram induzidos a erro.

"Se o A-320 da TAM tivesse a nova versão do software, o alerta 'Retroceda!' prosseguiria continuamente até que ambas as alavancas tivessem sido retornadas para idle", afirma.

(Correio Brasiliense - Sinopse Radiobrás)

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