sexta-feira, 15 de julho de 2011

Copiloto e dois passageiros de avião que caiu são sepultados no Recife (Postado por Erick Oliveira)

Os corpos do copiloto Roberto Gonçalves e dos passageiros Marcelo Campelo e Maria da Conceição de Oliveira foram sepultados na manhã desta sexta-feira (15), no Cemitério Morada da Paz, no Recife. O Instituto Médico Legal (IML) de Pernambuco liberou cinco corpos de vítimas do acidente com o avião que caiu nesta quarta-feira (13), na capital pernambucana.
Até esta quinta-feira (14), os legistas tinham conseguido fazer a identificação de sete das 16 pessoas que morreram na queda.
O acidente com o bimotor da Noar ocorreu pouco antes das 7h desta quarta-feira. Ele havia decolado do aeroporto internacional do Recife com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Quatro minutos após a decolagem a aeronave caiu em um terreno perto da Avenida Boa Viagem. Os 14 passageiros e dois tripulantes morreram.
Exame de DNA
O material genético de vítimas do acidente aéreo será analisado por peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia, em parceria com profissionais de Pernambuco.
O IML de Recife informou que entre as vítimas já identificadas estão o piloto e o copiloto da aeronave. Todas as identificações até o momento ocorreram por meio de impressões digitais.
Entre as vítimas da queda do bimotor estava um baiano, o engenheiro Marco Ely de Araújo Soares, de 44 anos. Ele era de Paulo Afonso e morava na capital pernambucana, onde trabalhava havia 20 anos em uma empresa de engenharia. Outro passageiro, o empresário cearense André Loius Pimenta Freitas morava com a mulher e dois filhos em Salvador.
Troca de peças
Segundo a Noar, empresa responsável pela aeronave, a última manutenção no avião que caiu foi feita no fim de semana passado e exigiu um cuidado maior. Duas peças de um dos motores foram trocadas. Pela primeira vez, técnicos da fabricante, da República Tcheca, participaram dos trabalhos.
“Existem manutenções na qual você faz as avaliações e acompanha o nível de desgaste do equipamento e numa dessas manutenções feitas pela nossa empresa percebemos que era necessário uma intervenção e feita essa manutenção e as trocas dos equipamentos que fosse necessário. Para isso solicitamos que tivéssemos a presença da GE, da República Tcheca, que puderam acompanhar, executar e gerenciar o processo junto com a nossa equipe, do início até o fim", afirmou Giovanne Farias, diretor de assuntos corporativos e comerciais da Noar.
Caixas-pretas
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou na quinta-feira que finalizou a coleta de material para investigar as causas da queda do avião.
As duas caixas-pretas, segundo o presidente da comissão que investiga o acidente, coronel Fernando Silva Alves de Camargo, serão encaminhadas à análise.

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