domingo, 22 de julho de 2007

O reversor tem a função de desacelar o avião no pouso

* Mesmo antes da análise das caixas-pretas, pilotos e especialistas apontam cinco possíveis causas para o acidente:

as condições da pista de Congonhas, a chuva, a falha no reverso, o excesso de peso e a alta velocidade no pouso.

(O Globo - Sinopse Radiobrás)


* Em seu manual de treinamento de tripulantes, a TAM recomenda o uso do reversor em potência máxima em todos os pousos do Airbus A-320.

O manual é uma espécie de guia do usuário destinado a pilotos.

Um dos dois reversores do avião que se acidentou estava desligado.

(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás)


* O Airbus da TAM , que deixou ao menos 187 mortos, número de resgatados até a noite de ontem, tinha um defeito no reversor da turbina direita.

O equipamento tem a função de desacelerar o avião no pouso.

A TAM admitiu o travamento do reversor, mas afirmou, por meio de nota, que o problema não impedia o uso da aeronave.

Segundo a TAM, a Airbus recomenda revisão no dispositivo até dez dias após a identificação do defeito.

Na coletiva de anteontem, o presidente da empresa, Marco Antonio Bologna, insistiu em que o A320 estava em perfeitas condições de uso.

"O procedimento não configura qualquer obstáculo ao pouso da aeronave", diz a nota da empresa.

Para especialistas em gestão de crise, o que se viu na seqüência do acidente foi um despreparo da TAM, que demorou para prestar informações e amparar parentes das vítimas.

(Gazeta Mercantil - Sinopse Radiobrás)

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